pastoral: O TESTEMUNHO DA FÉ

 

A cada dia que passa, como cristãos, somos atacados na nossa fé e na nossa maneira de viver. O mundo nos ataca com suas filosofias anticristãs, e quer nos impor seus costumes alheios à Deus e à Sua Palavra. Não está nada fácil ser cristão no mundo de hoje. A sociedade mergulhada no pecado, com seu relativismo e idolatria humanista, se afasta velozmente da fé cristã, e combate, com igual vigor, todos aqueles que defendem a Bíblia.
Para preservarmos o nosso testemunho diante de constantes ameaças de prisão, morte e alijamentos sociais, precisamos de uma Igreja firme; de pastores comprometidos com a Palavra; e de líderes "escolhidos a dedo". Nossas crianças, jovens, adultos e anciãos, precisam de proteção, cuidados e alimentos pastorais alicerçados nas Escrituras Sagradas. Para que isso aconteça, pastores e mestres devem deixar de "repetir" sermões e estudos de outros e buscar, eles mesmos, meditar e preparar seus sermões e estudos. Estudar e aprender com os outros é importante para que esses pastores e mestres na hora de fazer seus estudos, tenham orientação quanto aos assuntos e métodos utilizados pelos outros, mas nunca "copiarem e colarem" as mensagens da internet ou dos livros. Somente a Bíblia deve ser o livro de regra e prática. Somente as Escrituras Sagradas devem ser o assunto e a base de qualquer sermão ou estudo. Só assim teremos crentes fortes e com testemunhos fortes e impactantes!

Nessa reflexão, procuramos responder às perguntas: 

1. Como posso ser cristão numa sociedade cada vez mais secularizada e ateísta e ao mesmo tempo, idólatra? 

Resposta: Guardando a Palavra de Deus no coração e sendo sábio no expressar nossas opiniões, fé e prática religiosa. 

Não somos "atiradores" ao vento nem "covardes" ao ponto de nos calarmos.

 

Devemos, ainda, não nos misturamos com os homens em suas práticas idólatras. Precisamos discernir o que é cultura, e o que é paganismo ou idolatria. O mundo tenta nos seduzir à idolatria, revestindo seus ídolos, ensino e práticas, com o manto da "falsa filosofia" e "disfarce cultural".

2. Como dar testemunho da minha fé a uma pessoa que já sofreu o impacto negativo de um "cristianismo" indiferente ao sofrimento do outro e mesclado com paganismo e mundanismo? 

Resposta: Tirando, primeiramente de nós mesmos, todo ranço contra igrejas e pastores que nos ofenderam e perseguiram. Livres, podemos ajudar àqueles que se sentem "fora" da igreja, mesmo estando dentro dela. Se examinarmos a Bíblia, do Antigo ao Novo Testamentos, veremos que sempre houve "joio no meio do trigo". A autenticidade da fé é provada diante das adversidades e da apostasia. Convicção, determinação e  coragem, são os ingredientes de um testemunho seguro.

3. Como conciliar minha fé com uma igreja apóstata e mundana, dos tempos atuais? Há solução para a "frieza espiritual" da igreja atual? O que fazer, então?

Resposta: Rejeitando todo ensino falso ou "experiências fantasiosas" e seguindo firmes na fé, podemos influenciar outros a seguirem a Cristo. Nossa maneira de viver cristão exemplar e nossa fé alicerçada na Bíblia, poderão despertar na igreja ou parte dela, o desejo de servir a Cristo sem "barganhas" e sem "hipocrisia". Na conversa "ao pé da orelha", podemos incentivar outros a buscarem viver um testemunho de fé que glorifique a Deus.


----------------------------------

Autor: Pr. Paulo Marinho de Melo
Campina Grande, 03/05/2023